Páginas

segunda-feira, 29 de abril de 2013

Semana 8 - Os melhores filmes infantis que já assisti foram:

Quem me conhece sabe que tenho um crush enorme por filme infantil. Então, vai lá, nós já sabemos que a ordem dos fatores não interfere no resultado, que não tenho amor maior pelo #1 do que pelo #5 e que excluí muito filme porque, sabe, só cabe 5 nessa listinha simpática.
 
fonte do gif: lovelydisney
#1. Pocahontas
Por razões de: eu vi esse filme umas 12589 vezes em toda a minha vida, incluindo os replays na época do VHS (que cê tinha que rebobinar a parada antes de ver novamente). Eu vi porque eu amava esse filme, muito mesmo. Admirava Pocahontas mais do que tudo, por razões de:
a) Ela não era uma princesa branca de olhos azuis e eu me identificava mais com ela do que com as outras;
b) Ela tinha o nobre objetivo de defender o povo dela;
c) Ela tinha um guaxinim como animal de estimação.

Além disso ela não termina o filme com um cara, abrindo mão do seu grande amor para ficar e lutar pelo seu povo contra as investidas dos colonos britânicos. Como se não bastasse, eu usei uma música de Pocahontas (Glória, Deus e Ouro), a primeiríssima de todas, em um trabalho de história do ensino médio como uma maneira de introduzir o assunto das grandes navegações, contextualizando o que era a "glória", "Deus" e "ouro" no século XVI e abordando cada ponto, consegui, ao fim, resenhar o filme Desmundo (que eu acho que todos vocês deveriam assistir. Acho obrigatório).

Sim, eu usei Pocahontas para acabar falando de um filme que fala sobre portugueses colonizando o Brasil. E eu ganhei nota máxima. Como não colocar um filme desses em uma lista dessas?

 
também é do lovelydisney
#2. Anastacia

Esse filme não é muito legal historicamente falando, considerando que existe uma distorção lindíssima de como se procedeu a Revolução Russa, pintando a família real como a galera linda e boazinha que foi cruelmente forçada a abandonar seus castelos da população malvada governada por um cara malvado. Quem sabe um pouco da Revolução Russa sabe que a coisa não foi bem daquele jeito, e que embora Anastacia não tivesse culpa nenhuma pelo sofrimento da população, ainda assim você sabe que é perfeitamente compreensível o ódio que o povo russo adquiriu do czar e sua família. Afinal, se você vivesse morrendo de fome, no meio de uma guerra sem sentido, enquanto a família real se esbaldava em comida e ouro, porra, não se podia esperar outra coisa.

Acontece que eu tenho uma coisa com Anastacia (e olha que eu nunca vi legendado, o que significa que eu nunca nem entendi o filme todo, nem lembro das falas). Eu gosto dos desenhos. Eu gosto, principalmente, da cena que ela está usando um colar de diamantes, eu acho, e ele brilha super bonito e é por isso que amo esse filme: visualmente falando, acho ele encantador. Os movimentos dos personagens, a maneira como as coisas são pintadas, tudo é tão bonito que me faz colocá-lo nessa lista porque sim.
 
tá em algum lugar desse tumblr
#3. O Estranho Mundo de Jack

Meu filme de infância favorito desde sempre. A história é sempre: Jack, O Esqueleto, está cansado de assombrar criancinhas no Halloween. Aí ele conhece o Mundo do Natal e resolve fazer o Natal, mas ele não sabe nadinha sobre o que é o Natal e faz do jeito dele: sequestrando o Papai Noel, enviando monstros comedores de gente como presente para crianças e coisas do gênero. Eu já vi esse filme tantas vezes que quase decorei as frases (sou péssima para decorar frases, sabe) e é o que mais me desperta nostalgia por dois motivos: infância e Natal. E, por algum motivo, virou uma espécie de presente curinga no qual as pessoas gostam de me presentear com coisas relacionadas ao filme: usei uma mochila com o Jack até ela rasgar, tenho button, bonequinho, etc.

E tem, pra mim, uma das melhores personagens de todos os tempos: Sally. Eu não me importo se há pessoas que acreditam que ela é bobinha, fraca ou mesmo inexpressiva. Eu a amo. Sally é a bondade em uma terra de gente que só gosta de infernizar a vida dos outros por um feriado, Sally é a alma boa e piedosa em um mundo de bichos-papões, vampiros e lobisomens. O coração dela é apenas bom, e ela é apaixonada e demonstra seu amor em pequenos gestos de conforto e cuidado. Ela é uma linda, só isso.

E a melhor música desse filme sempre será a que as três crianças cantam sobre "sequestrar Papai Cruel" e as maneiras de se capturá-lo.
 
lovelydisney again!
#4. Hércules

Razão número 01: as Musas.
Razão número 02: a Meg.
Razão número 03: a música que as Musas e a Meg cantam junto e é, tipo, uma das MELHORES músicas feitas pela Disney de todos os tempos. Não me importo se você discorda. Ela continua sendo uma das melhores e ponto final.

E olha que eu até simpatizo com Hércules nesse filme, o que é uma grande coisa, porque sou dessas que acha difícil compartilhar com o "herói" de alguma história.

 
from: iknowthisisalladreambut
#5. A Viagem de Chihiro

Se você não é dessas de curtir filme infantil, então veja A Viagem de Chihiro. Sério. É o tipo de filme que está nessa lista não apenas porque eu amo, mas porque é bom. É sobre uma garota meio resmungona que está se mudando de cidade e então os pais dela se perdem na estrada, levando o carro até um parque esquisito e todo vazio. Aí os pais vão lá e resolvem comer em uma das barracas abertas, vazias e, no entanto, cheias de comida. E eles comem e comem e comem...

... e viram porcos.

E a pobre Chihiro se vê aprisionada em um local que acaba por descobrir que é uma espécie de refúgio pra espíritos e demônios e coisas do gênero. É uma parada super louca e é muito bom mesmo, cheio de cenas lindíssimas que não posso falar, senão é spoiler. Sério, recomendo muito. <3

Considerações finais:

01. Não coloquei Mulan porque eu me obriguei a escolher entre Mulan e Pocahontas, e Mulan nunca me fez ganhar nota máxima num trabalho escolar.
02. O Corcunda de Notre Dame entraria nessa lista se fosse #6. Só por causa da música Filhos de Deus.
03. Não tem nenhum filme Pixar. O único que eu efetivamente colocaria seria Valente (se fosse um top 10) e, talvez, Os Incríveis. Eu amo Pixar de verdade, mas quando eu refleti sobre os filmes que mais ocupam meu coração de fangirl, acabo percebendo que me volto para a Disney mesmo. Talvez seja porque eu me identifique mais, eu não sei. Eu sempre fui obcecada por princesas e filmes com números musicais, então é meio óbvio que eu acabe considerando mais isso. Eu só queria que a Pixar tivesse mais personagens femininas :(

2 comentários:

Se você for amor, tome um chá, sente no sofá, tire uma soneca, fique à vontade que a casa é tua. Se você não for amor, inclusive sendo homofóbico, misógino, transfóbico, racista, etc., eu excluirei sua postagem. Sim, porque aqui é ditadura da minoria e as pessoas que me amam e/ou me lêem não são obrigadas a lerem sua merda. Então pense duas vezes :)